sexta-feira, 23 de novembro de 2007

TV digital estréia dia 2 de dezembro

A TV digital entrará na vida dos brasileiros no dia 2 de dezembro. O primeiro contato com essa tecnologia será feito pelos paulistas às 20h do dia 2 do próximo mês. As redes de TV de São Paulo, entre elas Globo, Record, Bandeirantes, SBT e Gazeta, exibirão, ao mesmo tempo, um programa explicando o que é a TV digital e que benefícios ela trará ao país. O novo sistema tem maior qualidade de imagem e som e , além disso, possibilita a recepção do sinal digital em aparelhos portáteis e em movimento.

Os sinais digitais, que já estão em teste na capital paulista, serão lançados inicialmente na região metropolitana de São Paulo, mas pelo cronograma do governo chegarão a Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro em julho do próximo ano. Em 2009, será a vez das demais capitais dos Estados e grandes cidades do país.

Vale lembrar que a implantação da TV Digital não será acompanhada da abolição da transmissão dos sinais analógicos. Pelo decreto presidencial que criou o Sistema Brasileiro de TV Digital, de junho de 2006, os sinais analógicos continuarão sendo transmitidos, simultaneamente aos sinais digitais, até 2016. Este mesmo decreto definiu que, no Brasil, será usado o padrão japonês com evoluções tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros.

Nenhum comentário: